Pai e filho, Jesse James Moraes (67) e Hugo Giovanni Moraes (45) — proprietários dos famosos restaurantes Taste of Brazil—Tudo Na Brasa e The Dog House Bar and Grill, em Woburn — foram condenados por liderar uma rede ilegal de contrabando de migrantes do Brasil para os Estados Unidos.
Segundo a Justiça dos Estados Unidos, os empresários cobravam até US$ 22 mil por pessoa para facilitar a entrada ilegal via México. Eles instruíam os migrantes a mentirem sobre vínculos familiares e pedidos de asilo, fornecendo inclusive contatos e documentos falsos para enganar as autoridades migratórias.
Após a chegada aos Estados Unidos, os migrantes recebiam moradia e trabalho nos próprios restaurantes dos réus, sendo pagos muitas vezes em dinheiro até conseguirem documentação — real ou falsa, providenciada por um cúmplice.
Além disso, Jesse Moraes também foi condenado por lavagem de dinheiro, usando transações financeiras para esconder os lucros ilícitos da operação.
As penas incluem:
– Jesse: 8 meses de prisão e 3 anos de liberdade supervisionada
– Hugo: 5 meses de prisão, multa de US$ 15.000, prisão domiciliar e supervisão
O caso expõe os bastidores sombrios do tráfico humano e serve como alerta para quem arrisca tudo em busca do “sonho americano”.