WOODBRIDGE, VA – O FBI prendeu Henri Josue Villatoro Santos, 24, um dos três principais líderes da temida gangue MS-13 nos EUA, em uma operação de alto risco ao sul de Washington, DC. Salvadorenho e imigrante ilegal, Villatoro foi flagrado com armas de fogo, incluindo uma pistola 9mm, três outras armas, munições e silenciadores — todos encontrados em seu quarto, que exibia sinais claros de ligação com a MS-13.
A prisão ocorreu na casa da mãe do criminoso, vigiada durante todo o mês de março. Quando se recusou a sair, os agentes lançaram uma granada de choque para neutralizá-lo. A ação conjunta envolveu FBI, ICE, ATF, Polícia Estadual da Virgínia e o Departamento de Polícia do Condado de Prince William.
“Tiramos um dos piores dos piores das ruas. A Virgínia e o país estão mais seguros hoje”, declarou a procuradora Pam Bondi, que acompanhou tudo de um centro tático próximo, ao lado do diretor do FBI Kash Patel.
Nas redes, o ex-presidente Donald Trump comemorou: “Ótimo trabalho! Uma grande vitória contra a MS-13”.
A prisão faz parte de uma ofensiva nacional contra redes de tráfico e violência. Nos últimos dois meses, o FBI já capturou três dos 10 criminosos mais procurados do país. Villatoro deve ser deportado para El Salvador após julgamento.